Rottensteiner
A Empresa Rottensteiner, produtora de vinhos da família, é dividida em cinco fazendas, todas localizadas perto de Bolzano. As vinícolas são administradas por membros da família Rottensteiner e possuem dois vinhos principais que são protegidos pela denominação “Vigna”, uma expressão que liga a origem dos vinhos e o território da família.
Reiterhof
A fazenda Reiter é o berço de Toni Rottensteiner, onde começou com uma pequena pousada agrícola e hoje está em poder de seu neto Klaus Rottensteiner.
Localizada a uma altitude de 450m na aldeia de San Pietro na zona clássica de Santa Maddalena, a vinícola tem uma exposição Sudoeste com solos soltos e argilosos em grande parte rochoso pórfiro.
As principais variedades de uvas cultivadas na propriedade são Schiava, Chardonnay e Pinot Noir.
Kristplonerhof
A fazenda Kristploner é nativa de Rosl Rottensteiner e hoje é administrada pela sua filha mais velha, Evi Rottensteiner.
A Kristplonerhof é uma das fazendas mais antigas da região de Bolzano, com sua primeira menção datada nos anos 1000. A fazenda era propriedade do Bispo de Trento, razão pela qual a área ainda é chama de “Welschwinkel” que significa canto italiano, em alemão.
A Kristplonerhof está localizado em Guncina, a uma altitude de 300-400 m com uma exposição Sudeste. Os solos são bastante argilosos e pórfiros.
As principais uvas cultivadas na fazenda são Schiava, Gewürztraminer e Pinot Nero. Desta fazenda, derivam dois vinhos especiais da marca Rottensteiner: o Schiava Kristplonerhof e o Gewurztraminer Passito Cresta.
Hofmannhof
A propriedade Hofmannhof por muito tempo foi propriedade da dinastia de porcelana Rosenthal, até ser comprado pela família Rottensteiner em 1970. Esta fazenda é o berço da jovem geração Rottensteiner e é administrada pela filha mais nova Silvia Rottensteiner.
A quinta estende-se tanto na planície como na serra, a uma altitude entre os 270 e os 350 m. As colinas têm uma exposição que vai de Sul a Sudeste com solos arenosos e argilosos, principalmente pórfiro, enquanto na planície existem os solos aluviais clássicos da bacia de Bolzano, especialmente bons para Lagrein.
As principais uvas cultivadas na propriedade são Lagrein nas planícies e a Schiava nas colinas. A propriedade possui um parque nomeado Hofmanhof para homenagear os nobres donos do passado.
Como variedade temos o Lagrein nas planícies e o Schiava nas colinas.
Um parque maravilhoso ainda lembra os nobres donos do passado.
Premstallerhof
Embora a fazenda Premstallerhof não seja propriedade da família Rottensteiner, sim da família Vogel, estão ligados à adega Rottesteiner.
O “Premstallerhof” está localizado em Santa Maddalena a uma altitude de 400 a 500m e não é só uma das maiores fazendas da região, mas também uma das melhores em termos de qualidade, que é resultado da combinação de perfeitas condições geográficas e solos soltos e pórfiros.
A família Vogel trabalha os vinhedos Rottesteiner em sua fazenda seguindo os princípios biodinâmicos, trabalhando assim em máxima harmonia com a natureza.
Kofelehof
A fazenda Kofelehof é a mais jovem das fazendas Rottensteiner e é cuidada por Hannes Rottesteines. Da fazenda você tem uma bela vista da torre Drusus que se tornou o símbolo da adega.
Os vinhedos da fazenda estão divididos nos municípios de Bolzano e Caldaro. As colinas de Bolzano com seus solos soltos e pórfiros se prestam muito bem ao cultivo do Schiava. Nas planícies, por outro lado, prevalecem os solos aluviais clássicos, predestinados ao cultivo de Lagrein. Os solos em Caldaro são muito mais calcários. Gewürztraminer, Pinot bianco, Chardonnay e Pinot grigio crescem aqui.
Os vinhos Rottensteiner já são produzidos sob conceitos de agricultura integrada.
Clique aqui e conheça os vinhos do produtor!