La Crotta di Vegneron

A La Crotta di Vegneron é uma cooperativa do Valle d’Aosta, fundada em 1980 e que produz hoje mais de 200 mil garrafas de vinho.
A história da cooperativa baseia-se essencialmente em pessoas com raízes sólidas na região alpina com foco na mais alta qualidade das uvas e vinhos. A La Crotta di Vegneron continua a tradição ancestral dos “compagnards”, extraindo sua força da antiga relação entre as vinhas indígenas e o território.

A propriedade La Crotta di Vegneron

A propriedade La Crotta di Vegneron possui 20km de solo entre as fronteiras de Nus e Chambave.
A região, cuja a altitude está acima de 2000m do nível do mar, é uma zona seca e, por isso, é necessário a irrigação manual do cultivo.
A cooperativa cultiva as uvas das áreas de Chambave e Nus, duas importantes áreas de produção na região e que produzem vinhos nativos e tradicionais, respeitando o território único marcado pela variedade de uvas.

 

O Projeto La Crotta di Vegneron

Em 1980, um grupo de viticultores teve a capacidade de vislumbrar na viticultura os meios para recuperar as  encostas do Valle d’Aosta que, após anos de abandono, corriam o risco de se tornarem perigosas para os assentamentos humanos e decididamente pouco acolhedoras para os turistas.

Assim foi encontrada na ação da Cooperativa uma utilidade dicotômica: por um lado a valorização econômica das terras marginais para cultivo e fruticultura, por outro uma ação para garantir a segurança hidrogeológica das encostas. Hoje, depois de quase 40 anos de trabalho, os primeiros resultados começam finalmente a ser vistos na área: algumas áreas historicamente usadas como vinhedos e que depois da Segunda Guerra Mundial caíram em abandono voltaram à sua antiga glória, dando maravilhosas produções de uvas .

Para o futuro próximo pensa-se numa viticultura sustentável, de precisão, em que a intervenção humana seja compatível e respeitosa do território. Há anos são realizadas verificações de resíduos de pesticidas, com a intenção específica de chegar perto de ZERO (e em qualquer caso muito abaixo dos limites legais) operando de acordo com as técnicas da viticultura convencional. Os Viticultores da La Crotta querem se tornar intérpretes atentos e capazes do que aquele território dá.

Declive, sol, pedra, vento não são apenas um slogan comercial, mas o resumo do seu terroir: são os pilares da viticultura sustentável. De fato, identificam elementos chave para a produção de uvas de qualidade e uma defesa natural contra as principais adversidades da vinha. A sorte de ter tal terroir deve ser um estímulo para usar cada vez menos produtos químicos na defesa fitossanitária em favor de técnicas agronômicas de precisão. É nosso dever salvaguardar o território em que vivemos e em que os nossos filhos viverão.

Conheça aqui os vinhos da La Crotta di Vegneron