Na publicação anterior deste blog falamos sobre a representatividade do vinho na Itália, do quanto é importante o produto "vinho" para aquele país e nas divisões mais importantes em termos de estilos vinícolas italianos.
Classificamos, portanto, as macrorregiões em Norte, Central, Sul e Ilhas. Mas ainda assim isso é muito pouco para a Italia sendo a maior produtor de vinhos do mundo.
Mas você já parou para pensar dentro da Italia, na abrangência das suas 20 regiões (que são equivalente aos estados se comparamos com o Brasil), qual região produz vinho em maior volume? E em maior volume em qualidade? E se pensarmos qual é a região que mais consome o vinho na Itália?
Talvez você se surpreenda com a resposta, mas a região que mais consome vinho, que mais produz em volume e em qualidade é uma só - o Vêneto!
Regiões produtoras de vinhos na Italia segundo.
Fonte: inumeridelvino.it segunda dados oficiais do ISTAT (I) e MIPAAF (M)
Mas afinal, por que essa informação é relevante para o mundo dos vinhos?
Muito relevante! Se você tem no mesmo lugar o maior produtor e o maior mercado consumidor, o resultado é o desenvolvimento de vinhos de excelente qualidade.
Além disso, o Vêneto é conhecido é criar métodos de vinificação inovadores para atender a rigor do produtor e público local. Alguns exemplos são os métodos de appassimento e ripasso, amplamente usados em Verona para fazer os famosos Amarone e Valpolicella Ripasso. Outro exemplo é o método Martinotti, também conhecido como Charmat na França, que, apesar de ter sido criado por um enólogo do Piemonte, Federico Martinotti, também norte-italiano, foi no Vêneto que tomou as proporções e fama atual, indubitavelmente pela produção do Prosecco.
Agora um pouco menos de história e um pouco mais de contemporaneidade. Como saber identificar se o vinho que estamos tomando é do Vêneto, qual sua característica e se combina com o seu paladar?
Abaixo temos o mapa do Vêneto, localizado a nordeste da Italia, e ressaltando as suas sete províncias: Verona, Vicenza, Padova, Rovigo, Venezia, Treviso e Belluno.
Região Vêneta e suas sete províncias.Fonte: Vonvikken, Public domain, via Wikimedia Commons
Entretanto, a geografia do vinho não coincide com a geográfica cartográfica. Isso porque os limites físicos de uma planície, uma zona de colinas ou uma microrregião vinícola, conhecida pelo termo francês cru, não se importa com as fronteiras cartográficas.
Para tentar provocar certa coincidência, abaixo estão a localização de várias zonas vinícolas consagradas do Vêneto:
Zonas Vinícolas do Veneto
Se você sentiu falta do Prosecco, saiba que a sua DOC, diferente do Prosecco Superiore de Treviso, está estabelecida em todas as províncias do Veneto, exceto por Rovigo e Verona, além da Região vinha de Friuli e Venezia-Giulia.
A história continua no próximo capítulo deste blog.
Se você quiser explorar alguns dos sabores do Vêneto, acesse a loja Polesella Vinhos e conte-nos o que achou.